terça-feira, 23 de julho de 2013

sobre mulheres

hoje eu ouvi uma mulher dizer pra filha: se cubra, criatura. desça esse short, vista o casaco. 
piaí.
a menina tem a minha idade. 13 anos. vovó diz: aproveite enquanto os peito tão durinho, sem encostar num umbigo. aproveite, minha fía. que suas coxas ainda têm carne. aproveite, mesmo que um abestalhado pare o carro pra você, assovie, grite sujeiras. e é pra aproveitar mesmo, porque não é fácil. fugindo dos clichês já tão citados: menstruação, depilação, estria, cabelo isso, cabelo aquilo, espinha, cólica, blá blá blá. você acorda e todo mundo espera que você esteja linda: com camiseta, sem camiseta ou com a mais linda roupa - você TEM que estar linda! não adianta, beibe. don't try. tem que sim. e ponto, pronto. bobeou? é feia, é isso, é gorda, é aquilo. e qual é o problema de ser gorda, amigo? se eu ando, vejo, sinto. é tudo carne! é tudo carne, seja branca ou preta. é tudo pele. se tiver ressecada, se for oleosa, se tiver machucada. vai sarar, pode melhorar. do mesmo jeito. não precisa você apontar com o dedo pra todas as imperfeições no rosto de uma mulher. ela sabe. pode ter certeza. mesmo que ela tem problema de vista, ela enxerga. se a menina acordou com o cabelo ruim, e daí? quando ela for te beijar, salvar o mundo ou cantar sua música preferida ela vai cantar com os cabelos? em quê isso vai interferir? 
ser linda é legal. é bom demais. todo mundo gosta, mesmo que não assuma. mas não é o principal. o principal é ser feliz. então me deixem andar sem sutiã. o que é que tem? peito. é o que tem. vocês gostam, num gostam? de peito. sim, gostam. então pronto. não se importe. no dia que a menina quiser andar com um sutiã aparecendo, deixe. e aí? ela gosta. do mesmo jeito com seu amigo, namorado, primo, pai, avô. deixa ele andar com aquele calção velho e aquela sandália de dedo. tudo vai embora, né? tudo vai sair do seu corpo, tudo vai ficar branquinho ou pretinho. e puro. do jeito que é.
pra reforçar: ande como quiser. se não gosta de pelo, tire ou cubra. faça o que você quiser com eles. pinte, camufle. gosta da suas costas? mostre! não gosta dos seus pés? pense bem: minha avó tá numa cadeira de rodas, com as veias dos pés pulando pra fora, olhando pra mim e dizendo: minha fía, ande. 
enquanto pode. 
porque hoje eles te roubam algumas lágrimas ou a auto-estima, mas amanhã você pode não ter mais nada pra ser roubado.

Nenhum comentário: