sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os 10+ livros de poesia

Primeiramente, vou explicar o sentido desse post.
A poesia é, para muitos, um refúgio. Uma fuga, uma estrada secundária a ser seguida. Pra mim, não.
A poesia é a caminhada inteira, com todas as suas estradas à parte, desvios e buracos de asfalto.
Por tanto e por tão pouco, decidi recomendar os meus 10 livros de poesia preferidos.

10 - Descaminhar - Pedro Tostes
Pedro é onze. Um grande poeta, um grande amigo. Um grande livro. Chocante e simples, é complexo. Não é para ser entendido, mas requer um certo 'sentir'.
9- O amor é um cão dos diabos - Charles Bukowski
Embora eu prefira a prosa bukowskiana, os poemas são bem legais e ácidos. Um estilo diferente e, no mesmo tom que é perturbante, consegue ser encantador.
8- Menino do mato - Manoel de Barros.
Como sempre, Manoel de Barros. Com aquele falar de 'ser pássaro' de sempre, só que mais encantador ainda - na medida dos impossíveis. Li em pé, escorada na estante da livraria.
7- Antologia de poemas para a juventude - Florbela Espanca
Muitíssimo bom. Poemas lindos, dignos de um nome lindo como a da sua poetisa. Encantam os olhos e cativam a alma.
6- Escolha o título - Daniel Minchoni
Poemas engraçados, trocadilhos e tudo o que poderia esperar do Minchoni. Um grande amigo - não vou negar - e um GRANDE poeta. Em maiúsculo, embora adore coisas pequenininhas.
5- O livro sagrado do menor slam do mundo - Ed. DoBurro, org. Daniel Minchoni.
Um livro só com poemas curtos - e grandes em sua pequenez - e MUITO bons. Cabe no bolso, na palma da mão e no peito. É do tipo de livro que eu me flagro batendo palmas, sozinha, no meu quarto, enquanto termino de ler um verso.
4- Devolva meu lado de dentro - Sinhá
Sem e cem palavras. Sinhá é uma linda - conheço de perto, mesmo morando longe. O livro é encantador, te penetra pelas entranhas e os versos saem pela sua boca. Você ganha um novo lado de dentro.
3- Escritos em verbal de aves - Manoel de Barros
Não sei se falo primeiro da belíssima edição da Leya ou dos versos em si. Acho que tudo isso junto. Se não fosse daquele jeito, não me faria ter vontade de voar de página à página, verso à verso. E ao avesso.
2- Poesia alguma - Ruy Rocha
Ruy é uma rocha, e sua poesia é cortante, ardente, provocadora, marcante e ácida. É doce, corrói a alma, corta os lábios, nos faz perder e ganhar fôlego ao mesmo tempo. Atenção especial para o poema 'Rio', um dos meus preferidos.
1- Atestado de órbita - Carito Cavalcanti
Eu choro e rio com esse livro. Rio muito mais que choro, vale salientar. É o melhor livro de poesia que já li, por ser descontraído e completo. Não me cabe descrevê-lo - só quem o ler saberá o que se sente.

Nenhum comentário: